Acampar por uma semana melhora o sono e ajusta o relógio biológico

February 20, 2017

Passar uma semana expostos à luz natural ao acampar na natureza foi o suficiente para sincronizar os relógios biológicos de oito pessoas com o nascer e o pôr do Sol, mostra estudo feito na cadeia de montanhas do Colorado, nos EUA (acima).

 

 

Um estudo feito pela Universidade do Colorado Boulder, nos Estados Unidos, pode ajudar quem luta para estabelecer uma rotina de sono consistente e deseja por fim à sonolência matinal. Os pesquisadores recomendam passar uns dias acampado para quem quer ajustar o relógio biológico e praticar hábitos mais saudáveis em termos de sono. 

 

Segundo o estudo, publicado no periódico Current Biology, "uma semana de exposição à alvorada e ao crepúsculo, com noites iluminadas apenas por fogueiras" regulariza o hábito de dormir e melhora o estado de atenção durante a manhã.

 

Para chegar à conclusão, os pesquisadores analisaram a rotina de oito adultos durante uma semana de trabalho, como ida à escola e atividades sociais. Depois, levaram o grupo a uma semana de acampamento ao ar livre nas montanhas do Estado norte-americano do Colorado, quando os adultos foram privados de contato com luz elétrica à noite.

 

Assim, se antes da semana de acampamento, os adultos tendiam, geralmente, a dormir após a meia-noite e a despertar por volta das 8 horas da manhã; após o passeio, todos passaram a ter sono, em média e de forma espontânea, duas horas a mais do que habitual.

 

Melatonina

 

Segundo os pesquisadores, hábitos da vida moderna, como ficar usando o celular antes de dormir, e a exposição constante à luz durante a noite tendem a atrasar nosso relógio biológico, desorganizando a produção da melatonina, que é o hormônio diretamente ligado ao sono nos humanos.

 

A desordem produtiva causa noites mal dormidas e, também, acarreta em sonolência durante a manhã. No acampamento, com a produção de melatonina reorganizada, os participantes do experimento se disseram mais espertos e atentos ao acordar.

 

Mas quem busca um melhor sono, mas não tiver barraca nem espírito aventureiro, não precisa acampar para reajustar o relógio biológico, avisam os especialistas.

 

"Aumentar a exposição à luz solar durante o dia e restringir a exposição à luz elétrica à noite também podem ajudar as pessoas a dormirem e acordarem mais cedo, horários mais condizentes com as rotinas de trabalho e de estudo", explica o cientista Kenneth Wright, que conduziu a pesquisa.

 

Fonte: https://noticias.uol.com.br/ciencia/ultimas-noticias/redacao/2013/08/02/acampar-por-uma-semana-melhora-o-sono-e-ajusta-relogio-biologico.htm

 

 

 

 

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