PORQUE NÃO RECEBEMOS GRUPOS?

Todos os dias recebemos pedidos de reservas de grupos e quando avisamos que nossa estrutura não comporta, a reação é sempre de revolta. O local é possível de ser usado por várias pessoas se essas pessoas tiverem horários diferentes para acordar, sair, chegar, tomar banho e cozinhar. Os grupos fazem isso ao mesmo tempo tornando a estrutura insuficiente e impedindo que os demais campistas tenham espaço. Por isso fizemos esse post para explicar melhor:

PORQUE NÃO RECEBEMOS GRUPOS?

1. Antes de tudo é importante ressaltar o momento que estamos vivendo nessa pandemia. A vigilância sanitária proibiu todo tipo de aglomeração, e a recomendação da OMS é manter o máximo de isolamento possível. O camping é o lugar perfeito para fugir das aglomerações, por isso, grupos não são permitidos nesse momento. Mas mesmo se não estivéssemos vivendo uma pandemia, ainda assim o camping não foi feito para grupos.

2. Nossa estrutura não foi feita para ser usada por todos ao mesmo tempo. Nossos banheiros, por exemplo, têm 4 chuveiros, nossa capacidade é de 50 pessoas. Se distribuirmos 12 hs/dia disponíveis para banhos de média de 10 minutos, dariam 5 banhos por hora, ou seja, em 12 horas é possível 50 pessoas tomarem banho sem pressa. Isso sem contar o horário entre 10 da noite e 10 da manhã. Porém, com grupos, tudo acontece ao mesmo tempo, com pequenas reservas separadas cada um tem seu horário. Um grupo sai para cachoeira na mesma hora, chega da cachoeira na mesma hora, precisam tomar banho para sair à noite na mesma hora, e aí, grupos com mais de 4 pessoas começam a tornar o fluxo do banheiro caótico.

3. Nossas cozinhas não foram feitas para serem usadas por mais de 5 pessoas ao mesmo tempo. Temos 1 cozinha principal que atende média de 5 pessoas sentadas confortavelmente, uma cozinha logo embaixo que atende média de 5 pessoas numa mesa, 2 pessoas em outra, mais 2 pessoas em outra mesa e temos alguns móveis de jardim que atendem com conforto 1 ou 2 casais para fazerem refeições pequenas. Quando temos um grupo com mais de 5 pessoas, a cozinha já fica apertada, é geralmente monopolizada, onde ninguém mais fora do grupo consegue utilizar o espaço, e temos um problema de aglomeração e congestionamento na cozinha que o grupo escolhe usar. E mesmo quando o grupo se propõe a usar mesas ou espaços separados, eles nunca conseguem cumprir isso, pois os alimentos foram comprados juntos e serão todos compartilhados. O grupo congestiona e monopoliza completamente o lugar.

4. Entra então o problema da geladeira para grupos: normalmente um casal traz comida para 4 pessoas durante sua estadia. Uma família de 4 pessoas traz comida para 10 pessoas e um grupo de 7 pessoas traz comida para 20. Nós poderíamos provar essa estatística com fotos. Todos vêm acampar com muito mais comida do que o necessário. É muito raro pessoas que trazem a quantidade certa de alimentos. O desperdício de alimento é muito grande e manter uma cozinha aberta, no meio do mato (cheio de animais silvestres), limpa, organizada e protegida é um desafio intenso. Logo, o grupo precisa de um espaço inviável na geladeira, monopolizando a geladeira praticamente inteira e deixando quem não é do grupo sem nenhum espaço.

5. A proposta do Camping PachaMama é ser um lugar para pessoas que buscam descanso, silêncio e contato com a natureza, e quanto maior o grupo, menor esse interesse. Para 10 pessoas juntas fazerem silêncio é muito difícil. Quando um casal abre um vinho e senta para conversar, é provável que poucos ouçam a conversa. Quando 10 pessoas, mesmo sendo uma família, abrem um vinho (no caso, vários vinhos e cervejas) para conversar, dificilmente as outras pessoas conseguem dormir devido a altura da conversa. O grupo consegue quebrar completamente a vibe de sossego do ambiente. Aí temos que pedir para fazerem silêncio, o grupo fica irritado com a bronca, as pessoas que tentavam dormir ficam irritadas com o barulho e no final ninguém sai satisfeito. A pessoa que reúne o grupo para a viagem, promete controlar a bagunça do grupo, mas quase nunca consegue. Nós proibimos música no camping e geralmente temos muita dificuldade de fazer o grupo entender isso.

Durante nossos vários anos de experiência concluímos que nossa estrutura só é viável se forem usadas por grupos pequenos, de no máximo 5 pessoas. Acima disso é completamente desconfortável. Existem várias opções de campings que recebem grupos por terem espaços maiores. É o caso do Camping Volta da Serra, do Seu Waldomiro e da maioria dos campings de São Jorge. Por isso, se você pretende acampar com um grupo grande de amigos, recomendamos procurar um lugar mais estruturado para isso, mas quando você quiser tirar um dias de descanso sozinho ou a dois num lugar romântico, com vista para natureza, você lembrará que aqui é o lugar certo para isso.


Equipe PachaMama

Posts Em Destaque