Selo Turismo Responsável Limpo e Seguro


O Camping PachaMama agora tem o selo Turismo Responsável, um programa que estabelece boas práticas de higienização para cada segmento do setor. O selo é um incentivo para que os consumidores se sintam seguros ao viajar e frequentar locais que cumpram protocolos específicos para a prevenção da Covid-19.

Como nosso Camping é um lugar aberto, ventilado e espaçoso é possível oferecer um ambiente seguro para todos. Além de cumprir todas as exigências estabelecidas pelo Ministério do Turismo manteremos um distanciamento de dois metros mínimo entre cada barraca, manteremos os alimentos dentro de sacolas fechadas com nome de cada campistas. Também pedimos aos nossos clientes para trazer os próprios utensílios de cozinha, como pratos, talheres, copos e pano de prato. Assim, teremos ainda mais segurança.


Outra notícia ótima para mais qualidade e proteção para nossos clientes é que nossa piscina é tratada com ozônio, que mata bactérias, vírus e fungos. Trata-se de um gás natural que protege os seres vivos, como se fosse um filtro para os raios solares malignos. O ozônio é um poderoso bactericida, algicida, fungicida e viricida que destrói os microorganismos presentes na água 3.120 vezes mais rápido que o cloro. Além disto, não irrita a pele, os olhos e as mucosas dos usuários.

O protocolo básico de Hospedagem exige que os estabelecimentos devem:

  • Assegurar a lavagem e desinfecção das superfícies onde colaboradores e consumidores circulam;

  • Promover a medição da temperatura de todos os frequentadores na entrada do estabelecimento, observando que a clientela que apresente febre (37,3º segundo a OMS) ou mesmo febre auto referida, deve ser orientada a buscar o serviço de saúde e seu acesso não deve ser permitido;

  • Realizar a limpeza, várias vezes ao dia, das superfícies e objetos de utilização comum (incluindo balcões, interruptores de luz e de elevadores, maçanetas, puxadores de armários, entre outros);

  • Promover a renovação de ar, regularmente, das salas e espaços fechados, abrindo as janelas e portas para passagem da correnteza aérea e não utilizar função de recirculação de ar em espaços de uso exclusivo de ar condicionado;

  • Disponibilizar álcool a 70% nas formas disponíveis (líquida, gel, spray, espuma ou lenços umedecidos) em locais estratégicos como: entrada do estabelecimento, acesso aos elevadores, balcões de atendimento, para uso de clientes e trabalhadores;

  • Utilizar lixeiras que não precisem ser abertas manualmente e esvaziá-las várias vezes ao dia;

  • Disponibilizar, nos banheiros, sabonete líquido e toalhas de papel descartáveis;

  • Disponibilizar cartazes com informações/orientações sobre a necessidade de higienização de mãos, uso do álcool 70% nas formas disponíveis (líquida, gel, spray, espuma ou lenços umedecidos), uso de máscaras, distanciamento entre as pessoas, limpeza de superfícies, ventilação e limpeza dos ambientes; e

  • Providenciar o controle de acesso, a marcação de lugares reservados aos clientes, o controle da área externa do estabelecimento e a organização das filas para que seja respeitada a distância de pelo menos 1 metro entre as pessoas.


Os protocolos essenciais exigem que o estabelecimento deve assegurar, em todos os setores,


DISTANCIAMENTO SOCIAL

  • Os espaços devem respeitar as normas de distanciamento social em todos os setores e áreas de lazer;

  • Sua capacidade de operação (quantidade de pessoas) ficará condicionada às normas estipuladas por autoridades durante o período que perdurar o estado de emergência;

  • Manter a distância social de pelo menos 1 metro de distância entre as pessoas em todos os espaços compartilhados;

  • Reorganizar o ambiente de trabalho de modo a proporcionar este distanciamento entre as pessoas nas áreas comuns de recepção, salas de eventos, lobby, etc;

  • Se necessário, deverão reduzir a quantidade de sofás, mesas, cadeiras ou espreguiçadeiras, diminuindo o número de pessoas no local;

  • e Organizar o atendimento para que não se forme filas no pagamento, entrada em estabelecimentos, entre outras;

  • Em caso de filas, os clientes devem ser orientados a cumprirem o distanciamento social.


HIGIENE E SEGURANÇA


  • Disponibilizar álcool gel 70% ou outro produto, devidamente aprovado pela ANVISA, nas entradas e saídas dos estabelecimentos e em todas as áreas internas (lobby, restaurante, áreas de lazer, sanitários, elevadores, salas de eventos, etc);

  • Disponibilizar nos lavatórios: água, sabonete e toalhas descartáveis, além de lixeiras com acionamento sem uso das mãos;

  • Orientar colaboradores a lavarem frequentemente as mãos com água e sabonete ou usar álcool gel 70% ou outro produto, devidamente aprovado pela ANVISA, conforme orientações sanitárias;

  • Orientar colaboradores e clientes sobre etiqueta respiratória, incentivando que pessoas cubram espirros e tosse com papel descartável e que realizem o seu descarte imediatamente no lixo, bem como evitem tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos;

  • Providenciar todos os Equipamentos de Proteção Individual (EPI´s) dos colaboradores para os quais há previsão legal de tal necessidade, aos demais devem ser providenciadas mascaras de proteção facial, que não é considerado EPI, podendo, de maneira complementar, ser utilizada em concomitância com a mascara, as face shields;

  • Hóspedes e clientes devem usar obrigatoriamente máscaras de proteção nas áreas comuns do hotel; e

  • Evitar o compartilhamento de objetos pessoais de trabalho e de uso recreativo e esportivo (aos hóspedes) tais como: fones de ouvido, headsets, celulares, canetas, copos, talheres, pratos, jogos, bolas, raquetes, etc.


COMUNICAÇÃO E TREINAMENTO


  • Capacitar todos os colaboradores quanto às práticas de precaução da Covid-19;

  • Realizar treinamento com a equipe sobre as medidas preventivas e promover a conscientização quanto à importância do cumprimento dessas ações;Criar ou adotar manuais internos para os empreendimentos e setores conforme o Plano Covid-19 com protocolos, processos e responsabilidades, a fim de informar a todos as políticas adotadas;Comunicar a todos os protocolos a serem seguidos em caso de suspeita ou confirmação de Covid-19 e o procedimento a ser adotado nestes casos;

  • Estimular que os colaboradores informem prontamente sua condição de saúde e monitorem-se nesse sentido;

  • Conscientizar os funcionários para que tomem as mesmas medidas de prevenção também fora do ambiente de trabalho;Promover comunicação visual alertando as medidas e recomendações aos colaboradores em ambientes essenciais, como: restaurantes e refeitório, banheiros, salas de espera, estoques, etc;

  • Disponibilizar canais de comunicação online para sensibilizar e conscientizar hóspedes, fornecedores e colaboradores sobre as campanhas de sensibilização e informação sobre a política do empreendimento sobre os protocolos de segurança; e

  • Checagem de Temperatura - Comunicar os procedimentos sobre acesso ao estabelecimento: uso de máscaras por parte dos hóspedes e aferição de temperatura corporal.


MONITORAMENTO


  • Conforme política do empreendimento incluir na admissão do hóspede informação de como proceder no caso de adoecer durante a hospedagem (Protocolos Específicos no Caso de Confirmação de Covid-19);

  • Recomenda-se que os empreendimentos indiquem responsáveis (gestores) pelo setor de cada empreendimento para centralizar as ações internas, discutir casos pontuais e avaliar a flexibilização ou não das normas, conforme progresso e reabertura da economia;

  • Conforme política de cada estabelecimento, o mesmo deve possuir Termômetro Digital Laser Infravermelho para medição de temperatura de hóspedes, bem como de colaboradores (na entrada e saída do turno de trabalho);

  • Definir Políticas sobre possíveis transgressões das normas internas para enfrentamento da Covid-19. Tais situações devem ser comunicadas aos responsáveis a gestão do empreendimento; e

  • Assegurar que as recomendações estão sendo adotadas e no caso de confirmação de colaboradores ou hóspedes positivados ou suspeitos (em contato com pessoas positivadas) de Covid-19 que sejam adotadas as medidas de orientação e encaminhamento às autoridades de saúde competente.

Caso queira conferir nosso selo junto ao Ministério do Turismo é só fotografar o QR Code ao lado do selo e acessar mais informações.

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