Curso de Astrofotografia

April 29, 2017

Você gostaria de tirar fotos como essa? Ou entender melhor quais constelações ou nebulosas você está fotografando? Ou aperfeiçoar suas fotos noturnas? Então essa é a oportunidade perfeita para você.

Serão três paixões no mesmo curso: FOTOGRAFIA - ASTRONOMIA - CHAPADA DOS VEADEIROS.

 

O Camping PachaMama será a base para a visualização desse universo infinito. Serão dois dias entre aulas teóricas e práticas numa fusão de conhecimento e seções fotográficas durante 12h/aulas. 

 

O curso acontecerá durante o fim de semana do feriado de Corpus Christ, porém com disponibilidade para quem também quer tempo livre para as cachoeiras. No primeiro dia, o curso inicia às 17h, e no segundo dia às 15h, deixando o horário ensolarado e favorável às trilhas livre para os passeios. 

 

O objetivo do curso é demonstrar o processo de astrofotografia com câmeras convencionais, telescópios e webcam. O curso vai abranger conteúdo tanto para iniciantes quanto para quem quiser se aprofundar mais no tema e as vagas são limitadas. O participante deverá ter seu equipamento para as atividades práticas: que é apenas uma câmera com controle manual e tripé. Não é necessário super máquinas profissionais nem grandes lentes. O importante é que a máquina fotográfica tenha no mínimo o modo manual disponível para o usuário poder ajustar os três principais parâmetros de uma foto: tempo de exposição, abertura e ISO. Certifique-se que conseguirá ajustar estes parâmetros na sua câmera. Câmeras DSLR (Digital Single Lens Reflex) e mais recentemente as Mirrorless, comumente conhecidas como câmeras profissionais ou com lentes intercambiáveis, são as mais recomendadas e possuem o modo manual disponível para a realização de longas exposições. Algumas câmeras chamadas de Bridges (conhecidas como superzoom ou semi-profissionais com lentes não intercambiáveis) também possuem modo manual, mas nem todas. Alguns modelos ainda limitam o tempo máximo de exposição, então cheque se sua câmera consegue fazer exposições de até 30 segundos de duração para melhores resultados. Caso o interessado não tenha nenhuma câmera que atenda estes requisitos, ele ainda poderá fazer o curso com a parte teórica completa e acompanhar a parte prática observando a atividade dos outros alunos e professor, bem como receber as orientações ideais para adquirir no futuro a máquina ideal para praticar as técnicas aprendidas no curso.

Programacão do Curso

 

Aulas Teóricas

1. Introdução à Astrofotografia

2. Apresentação das técnicas e equipamentos mais utilizados;

3. Identificacão e localização dos astros e objetos no céu a serem fotografados;

4. Explicação da influência da poluição luminosa na fotografia noturna, a importância da estabilidade da câmera e movimentação do céu;

5. Apresentação das técnicas para astrofotografia com câmeras convencionais e tripé fixo.

6. Apresentação das técnicas para astrofotografia planetária com telescópios e webcam;

7. Discussão mais avançada sobre equipamentos, astrofotografias de céu profundo.

Identificação das Constelações de Escorpião, Libra, Centauro, Planetas Marte e Saturno entre outros.  

 

Aulas Práticas 

1. Aplicação de conceitos de fotografia noturna vistos no encontro teórico;

2. Captação de imagens do céu da chapada e da via láctea com as câmeras dos alunos (longa exposição com DSLR em tripé fixo);

3. Captação de imagens com uma plataforma equatorial de rastreamento - importância do rastreamento do céu em fotografias de longa exposição, como usar e alinhar uma montagem equatorial para rastreamento celeste.

4. Captação de imagens de saturno com telescópio e webcam.

Rastros de Estrelas

 

Aula Pós Prática 

Processamento, edição e tratamento do vídeo de saturno para transformar em foto. Apresentação e passo a passo com os softwares utilizados para o tratamento (pré e pós processamento) das fotos e vídeos planetários.

Crateras da Lua

Professor:

 

Rafael Defavari é engenheiro mecânico, trabalha no Laboratório Nacional de Luz Síncrotron, ministra cursos e workshops sobre astrofotografia no Sesc - SP. Já teve fotografias publicadas pela NASA, BBC, National Geographic, Greenwich Royal Observatory (Inglaterra), jornal inglês Daily Mail, Forbes, Folha de São Paulo, G1 entre vários outros. Todas as fotos acima são de sua autoria. 

Confira o Portifólio de Rafael Defavari: http://www.rafaeldefavari.com/#

 

 

 

Data:

16 e 17 de junho

 

Horários:

Dia 16 de junho (sexta)  - De 17:00 as 20:00 Aula Teórica - De 21:00 a 00:00 Aula Prática (total de 6hs/aula)

Dia 17 de junho (sab.)    - De 15:00 as 18:00 Aula Teórica - De 20:00 a 23:00 Aula Prática (total de 6hs/aula)

 

Carga Horária Total:

12hs/aulas

 

Equipamentos necessários:

Máquina Fotográfica com função manual e tripé. 

 

Valor:

R$ 299,00 por pessoa

 

*A hospedagem não está incluída no curso.

Existe a opção de se hospedar em Alto Paraíso ou acampar no Camping PachaMama. 

Nesse período nossa diária é R$ 50,00 por pessoa e é necessário ter o próprio equipamento de camping. 

 

INSCREVA-SE

Local do Curso - Camping PachaMama

 

 - 

 

 

 

Please reload

Posts Em Destaque

CERTIFICADO DE EXCELÊNCIA TRIPADVISOR 2018

August 1, 2018

1/3
Please reload

Posts Recentes

December 9, 2016

Please reload

Arquivo