10 Motivos para Acampar

Muita gente está tão inserida na vida urbana que nem consegue imaginar uma vida ao ar livre. Acampar parece muito mais uma brincadeira de infância ou uma forma para se economizar grana na época da juventude do que uma opção de lazer.

Muito mais que isso, acampar é um estilo de viagem com uma experiência enriquecedora. Entenda agora o porquê:

1. MOMENTO DA FAMÍLIA Acampar permite estreitar e reforçar laços familiares num ambiente saudável. Na correria do cotidiano, esses momentos de intimidade e relacionamento podem ficar comprometidos e um acampamento no final de semana pode proporcionar momentos de lazer e união. Vemos muitas crianças também acampando desde pequeninas. Para elas, acampar é uma diversão, mas aprendem com brincadeiras noções de respeito à natureza, cuidado ao meio ambiente e convivência social.

2. AR PURO E FELICIDADE Aquela sensação de bem estar ao respirar um ar fresco e puro em meio às árvores parece bobeira, mas de fato, o oxigênio libera a serotonina no cérebro que é responsável por esta sensação de felicidade e reduz o estresse. A luz do sol e a realização de exercícios também contribuem para aumentar a produção de felicidade no corpo!

3. EXERCÍCIOS PARA O CORPO

Nossos ancestrais que inventaram o acampamento, ou o que eles chamavam de subsistência, não ficavam 8 horas por dia sentados atrás de uma mesa. Acampar envolve diversas atividades físicas: caminhar, procurar lenha, montar o acampamento, explorar a região. Você não precisa estar numa academia para fazer exercícios, só de carregar os seus equipamentos para acampar e montar o acampamento vai fazer seu sangue bombear e queimar algumas calorias!

4. UMA BOA NOITE DE SONO

Partindo da premissa que você possui um equipamento decente para acampar, vai cair no sono rapidamente depois de um dia cheio de atividades e exercícios. Além disso, o som da natureza com cigarras, sapos, ondas da mar ou simplesmente o silêncio de uma montanha são ótimos para dormir. Vários campistas também afirmam que possuem ciclos melhores de sono depois de voltar de uma viagem acampando.

5. MEDITAÇÃO Quando você acampar, não se esqueça de desligar o seu celular. Tente deixar o notebook em casa e desconectar-se durante o acampamento, aproveitando essa experiência com a natureza. Essa é uma das maneiras mais fáceis de conseguir os benefícios da meditação aumentando sua autoconsciência por meio dessa ferramenta que reduz o estresse, a fadiga e melhora sua saúde como um todo.

6. NOVAS AMIZADES Acampar propicia momentos para conhecer pessoas de regiões e hábitos diferentes, compartilhando experiências num ambiente de respeito, honestidade, cuidado e colaboração. Fazer novas amizades torna-se uma consequência natural com esta atmosfera construtiva.

7. NOVOS LUGARES Fazer turismo e conhecer novos lugares desde os mais badalados até os mais remotos que ainda têm pouca presença do homem. Acampar permite ir a lugares mais privilegiados com pé na areia ou no alto de uma montanha. Também dá a liberdade de você decidir ir subitamente viajar no final de semana e ficar o tempo que tiver disponível (com exceção dos lugares badalados em alta temporada!).

8. APREÇO PELA NATUREZA Acampar possibilita um contato direto com a natureza conhecendo e vivenciado suas maravilhas desde paisagens, pássaros, flores, praias, montanhas e céus estrelados com harmonia e naturalidade. Aproveitando a serenidade dessa experiência e resgatando o que é uma vida simplificada, sentindo um pouco a maneira como viviam os nossos antepassados.

9. LAZER ACESSÍVEL Há disponíveis diversas opções de equipamentos com todos os tipos de preços. Depois do primeiro investimento com a compra do seu kit para acampar, esses produtos são reutilizáveis e serão bem aproveitados, pois permitirão muitas viagens. A compra pode ser até dividida entre amigos que realizam viagens com muita frequência, porque muitos itens podem ser compartilhados, principalmente a barraca. O dinheiro gasto em passagens aéreas e estadias de hotel pode ser apagado!

10. UM DESAFIO NOVO Acampando você pode experimentar algo novo, adquirir novas habilidades, aprender numa vivência prática. Estudos comprovam que novas experiências contribuem para a saúde do cérebro principalmente atividades que são físicas e intelectuais. E acampar envolve esses dois critérios. Sejamos sinceros: acampar não é só flores, tem todo um esforço de carregar peso, conseguir montar uma barraca, aprender a acender uma fogueira e outras questões que encaramos ao acampar.

E tudo isso é possível por meio de um lazer, uma viagem com distração e divertimento!

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square